domingo, 22 de novembro de 2009

Massacre de Corumbiara: 12 anos de impunidade

Massacre de , 12 anos de impunidade



No dia 9 de agosto de 2007 completaram 12 anos do Massacre de Corumbiara. Na época, centenas de famílias camponesas de Corumbiara - um município de Rondônia - foram brutalmente atacadas pela Polícia Militar e por jagunços armados, os quais estavam sobre o comando do governador em exercício, Valdir Raupp - PMDB (aliado do PT desde 1994).



No incidente em questão, homens, mulheres e crianças foram todos submetidos às mais terríveis torturas. O resultado dessa brutalidade são: dezesseis mortos, entre eles a menina Vanessa de sete anos de idade. O corpo de umas da vítimas só apareceu 14 dias após o massacre, Sérgio Rodrigues foi encontrado às margens de um rio, marcado por torturas e com o rosto desfigurado por três tiros. Ainda hoje, as vítimas sofrem sério problemas de saúde decorrentes das torturas físicas e psicológicas; alguns possuem balas encravadas no corpo e outros camponeses ainda estão desaparecidos.



Na ocasião do massacre, o então candidato Lula esteve em Rondônia e prometeu que todos os camponeses seriam indenizados caso ele fosse eleito presidente. Passados 12 anos, nada ocorreu! Recentemente, o governo brasileiro foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA como responsável pelo massacre, sendo obrigado a indenizar as vítimas, mas Lula, na presidência, nada fez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário